Com a evolução da tecnologia, a produção de um catálogo de produtos não se limita mais aos tradicionais (e pesados) fichários com lâminas impressas. Hoje é possível variar em formatos, em recursos gráficos, de acabamento e, principalmente, na quantidade mínima de impressos, já que quando se falava em impressão só havia o off-set, com grandes tiragens para compensar os altos custos. Com a chegada das impressoras digitais, já é possível imprimir apenas um único catálogo, e com muita qualidade.
Mas a questão é a seguinte: Existe mesmo a necessidade de imprimir os catálogos ou sua empresa poderia trabalhar apenas com arquivos digitais? Analisamos as características de cada opção para ajudá-lo na decisão:
- CATÁLOGO IMPRESSO: Tradicional e ainda muito utilizado pelo mercado, o catálogo impresso é uma ferramenta fundamental para qualquer departamento comercial efetuar suas vendas e atingir suas metas. *VANTAGENS: de fácil manuseio e leitura, não requer equipamentos eletrônicos nem internet para ser consultado, possibilita fazer anotações sobre preços e características dos produtos no próprio material. *DESVANTAGENS: alto custo de produção, frete e estoque; dependendo do tipo de produto que a empresa comercializa, o catálogo pode ser muito grande e pesado, tornando-o pouco prático para o representante que o utiliza para suas vendas.
- CATÁLOGO IMPRESSO COM QR CODE: Este tipo de catálogo é um misto do tradicional impresso aliado a um recurso digital inovador, o QR Code, uma espécie de código de barras que armazena informações, acessadas através de smartphones ou tablets, redirecionando o usuário para sites ou aplicativos. Com isso, o catálogo impresso pode ser mais enxuto, com informações básicas sobre os produtos oferecidos pela empresa. *VANTAGENS: redução de custos com impressão; agrega valor ao material com a utilização de um recurso inovador; fácil atualização nas informações publicadas no site ou aplicativo, sem a necessidade de reimprimir os catálogos. *DESVANTAGENS: Requer um investimento inicial para criação das plataformas digitais onde serão armazenadas as informações; necessita a utilização de equipamentos e internet.
- CATÁLOGO EM ARQUIVO DIGITAL: O catálogo totalmente digital é aquele que existe apenas no mundo virtual, geralmente um arquivo PDF que pode ser aberto em computadores, tablets e smartphones. Também pode ser publicado em sites para download ou enviado por e-mail. *VANTAGENS: menor custo de produção, se comparado aos impressos; fácil atualização e compartilhamento; possibilita a utilização de videos, sons e animações, ampliando os recursos de informação, agregando valor ao produto. *DESVANTAGENS: pode haver um alto investimento inicial, caso a empresa não tenha plataforma para publicação do conteúdo; necessita 100% de equipamentos eletrônicos e acesso à internet.
Consulte-nos para a produção do seu próximo catálogo! 😉